trindade

Trindade é um dos mais bonitos cartões-postais de Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro.

A vila de pescadores é um dos melhores roteiros para os mochileiros e surfistas, que dão um toque roots à paisagem.

No post de hoje, vamos falar um pouquinho sobre a história da cidade e o que há de bom para fazer por lá caso você decida visitar em sua próxima trip. Vem com a Fully!

Onde fica Trindade?

Situada a poucos quilômetros de Paraty, Trindade faz parte da Área de Proteção Ambiental do Cairuçu.

Como uma vila de pescadores, isolada da civilização, nasceu a vila de Trindade. 

Por trás de sua história estão muitas lendas de piratas e tesouros escondidos, mas o fato mais importante do vilarejo é que é uma região caiçara de pescadores, que já enfrentaram o poder do dinheiro e das armas, tendo que pôr em prova sua capacidade de organização.

Na década de 70, uma multinacional apareceu, cobrando o direito de posse da área para a construção de um condomínio de luxo. Porém, a população reagiu, com o apoio de intelectuais e artistas que, juntos, venceram uma luta na justiça, mantendo a posse das terras.

Suas praias são bem preservadas e algumas delas não possuem quiosques e barracas, apenas águas cristalinas, que são um dos grandes charmes do destino.

A vila é pequena e é possível explorar o centro a pé. Muitos turistas fazem bate-volta a partir de Paraty, o que também é um programa bem bacana, já que dá pra caminhar pelas praias mais próximas e conhecer um pouquinho de cada uma.

A Rua Principal

A Rua Principal é onde as coisas acontecem. A maioria dos restaurantes, bares, lanchonetes, pousadas e estacionamentos (SÃO MUITOS) ficam lá.

Se você pensa em passar alguns dias por lá, recomendamos escolher uma hospedagem com estacionamento gratuito, já que estacionar nas ruas é complicado e o valor dos estacionamentos é alto.

Praia do Rancho

A Praia do Rancho fica bem perto do ponto de ônibus para quem chega na vila.

Dá para chegar lá tanto pelo estacionamento, quanto pela estrada ao lado.

Famosa por seus quiosques, bares e grande movimentação, é uma das praias mais agitadas de Trindade. Porém, o valor para passar o dia por lá é um pouco alto, já que algumas barracas possuem valor mínimo de consumo para o uso de mesas e espreguiçadeiras, podendo chegar a R$100,00 por pessoa. (!!!)

Mas calma, não se desespere. Alguns cobram apenas 10% pelo consumo de bebida e comida.

Praia do Meio

A Praia do Meio é a mais famosa e também a mais cheia de Trindade.

Seu nome foi dado pois as rochas “fecham” a praia tornando as ondas mais tranquilas e formando uma moldura para as praias ao lado. 

Para chegar lá, basta atravessar uma rua de terra batida que pode ser encontrada a partir da Praia do Rancho ou do “centro” da Vila. 

Para quem está com crianças, é a melhor opção, pois todos se divertem, a paisagem é linda e há vários quiosques para as refeições.

Praia do Cachadaço

Considera a mais linda das praias de Trindade, o Cachadaço exige um pouco de esforço para ser acessada.

Atravessando a praia do meio, você precisará cruzar um riacho e pegar uma trilha que sobe a encosta.

A trilha não é difícil, mas é uma subida cansativa para quem não está acostumado. No meio do caminho, é possível ver de cima toda a orla do vilarejo. 

Passando pela trilha, você chegará à Praia do Cachadaço. Para os amantes de praias menos movimentadas ou até mesmo desertas, não existe opção melhor, basta obedecer as placas e não deixar o seu lixo por lá. Cada um fazendo sua parte, essa maravilha da natureza permanece intacta.

Partiu Trindade?

Depois desse post, temos certeza de que você já está pensando no planejamento da sai viagem, não é?

Não perca tempo e corra pra nossa seção de pacotes para Paraty e Trindade, com certeza a Fully possui a melhor opção para você aproveitar as belezas dessas cidades ao máximo! <3

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *