culinaria-cearense

Sol, praia, belezas naturais e muuuita variedade cultural em todas as épocas do ano! Que paraíso é esse? É a nossa querida Fortaleza! 

Quem já visitou sabe bem do que estamos falando. O nordeste brasileiro encanta qualquer um com suas águas cristalinas, paisagens incríveis, e claro, os nordestinos e sua alegria contagiante!

Mas não é só de água salgada que se vive um bom praieiro. Portanto, hoje falaremos sobre um dos principais destaques da região: a famosa culinária cearense. 

Vem conferir com a Fully Viagens a lista das comidas típicas do Ceará que você não pode deixar de experimentar quando fizer uma visita à Fortaleza! PS: a Fully não se responsabiliza pelo seu estômago roncando ao final desse texto…

Comidas típicas do Ceará

Quando pensamos sobre o que comer no Ceará, temos que estar preparados para muitos frutos do mar e temperos fortes, bem característicos.

Afinal, não se pode esperar menos de uma mistura portuguesa, indígena e africana! Agora vamos ao que interessa:

As famosas quintas-feiras de caranguejada


Popularmente conhecido pelo nome de caranguejada, esse prato é típico na culinária cearense. Lá, existe uma tradição onde a receita é servida no jantar às quintas-feiras. 

Os ingredientes variam de restaurante para restaurante, mas o prato mais tradicional é acompanhado de um caranguejo ao leite de coco, pirão e uma farofa suculenta. 

Ah, e não podemos esquecer de mencionar que para facilitar a retirada das patinhas, é usado um martelinho, dando leves batidas para soltá-las e saborear a refeição.

Se o seu próximo destino for o Ceará, já sabe o que comer na quinta-feira né?

Peixe, a especiaria da região!

Em qualquer restaurante cearense, a variedade de peixes é grande e  muito improvável de faltar.

Dentre eles, os peixes mais conhecidos são: o pargo, a cavala, a pescada-amarela, o sirigado e o robalo. Se tem um lugar que é perfeito para quem gosta de peixe, é Fortaleza!

Vai uma moqueca saborosa aí?!


Nessa lista não poderia faltar o famosíssimo ensopado de peixe, acompanhado de legumes e ervas finas, mais conhecido popularmente como moqueca.

Lá na região, eles gostam de servir a moqueca junto com o pirão, que é o caldo da moqueca misturado com farinha de mandioca para engrossar, formando um purê saboroso.

Na região Sul do Brasil também encontramos esse prato típico, mas não se compara à moqueca original nordestina, pode acreditar.

Se o baião é bom sozinho, que dirá Baião-de-dois

Já dizia Luiz Gonzaga “se baião já é bom sozinho, imagina baião de dois?!” Essa receita tão conhecida é bem enraizada no Ceará.

Só de pensar em um arroz com feijão fresquinho, pimentão, tomate, cebola, carne seca e queijo coalho, tudo junto e misturado, dá água na boca.

Em alguns lugares, eles trocam a carne seca por linguiça e toucinho no baião-de-dois, mas de todos os jeitos esse prato consegue se destacar.

Ainda que você encontre essa receita nos restaurantes que não estão localizados no nordeste, esse é um prato que, com certeza, vale a pena experimentar em Fortaleza!

Cuscuz nordestino, o acompanhamento mais gostoso!

Usado como acompanhamento para tudo, o cuscuz nordestino é considerado o melhor prato da região.

Ideal para servir como acompanhamento, você pode acrescentar diversos ingredientes no cuscuz, como queijo, carne seca, manteiga e até mesmo comer puro. No café da manhã, também encontramos cuscuz com leite!

Bolo mole, bolo ligado, bolo de leite…


O famoso e delicioso bolo mole, ou mais conhecido em outras regiões como bolo de leite, é uma receita que você encontra em qualquer cantinho do nordeste.

Ele tem a textura parecida com um pudim e o gosto também, porém bem mais consistente. É bem simples de fazer, porém o resultado fica incrível.

Para quem quiser se arriscar na cozinha e tentar essa receita, seus únicos ingredientes são leite integral, leite condensado, farinha de trigo, leite de coco e manteiga.

Se você conhece um nordestino, tenha certeza de que ele saberá como fazer esse bolo de leite típico do nordeste!


Rapadura é doce, mas não é mole não!


As comidas nordestinas já têm grande fama Brasil afora, e a rapadura segue sendo uma marca registrada.

O Ceará é o maior produtor de rapadura do mundo e também o maior consumidor dessa deliciosa iguaria. Equilíbrio é tudo.

Para quem não conhece, a rapadura vem da cana-de-açúcar após moagem, fervura do caldo, moldagem e secagem. Quem não ama um docinho depois do almoço/jantar? A rapadura exerce esse papel com sucesso!

Outras comidas típicas do nordeste para se deliciar

Listamos as comidas típicas da culinária cearense que mais fazem sucesso entre os turistas, porém o cardápio não está nem no começo.

Em sua visita à Fortaleza, não deixe de experimentar sarapatel, buchada, tapioca, farofa de paçoca (salgada) e muito mais!

Ter uma viagem para o nordeste é tão bom que na volta para a cidade grande todo mundo quer tocar Chitãozinho e Xororó, “lá pro meu sertão eu quero voltar…”.

Viajar para o Nordeste é com a Fully!

Agora conta para a gente, com essa lista de receitas, não deu uma vontade grande de experimentar as iguarias da culinária cearense?
 
Se você quiser, pode nos acompanhar em uma viagem incrível para Fortaleza. Fique de olho em nossas redes sociais e nosso site para se atualizar com as viagens para Fortaleza!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.