como planejar uma viagem com antecedencia

Ah, viajar… Como a gente ama se aventurar e descobrir novas culturas, explorar os melhores pontos turísticos do destino, provar comidas típicas, relaxar no conforto de um ótimo hotel ou pousada sem se preocupar com nada, apenas em se divertir.

Essa é a expectativa que sempre temos quando pensamos em colocar o pé na estrada, mas nós sabemos que a realidade é um pouco mais complicada: comprar passagens, organizar documentos, pesquisar informações importantes sobre o destino, buscar bons lugares para se hospedar… Isso sem contar os pequenos imprevistos!

Por esse motivo, planejar uma viagem com antecedência é uma ótima maneira de evitar possíveis dores de cabeça. Pensando nisso, a Fully preparou algumas dicas para que a sua única preocupação seja aproveitar muito! Papel e caneta na mão? Continue a leitura e anote tudo!

Vantagens de planejar uma viagem com antecedência

 O principal benefício de planejar uma viagem com antecedência é a garantia de que tudo ocorrerá conforme o esperado. Porém, se você ainda não se convenceu disso, dá uma espiada na lista abaixo e conheça várias vantagens de se programar:

  • Tempo para providenciar documentos: isso acontece principalmente com viagens internacionais que solicitam visto e passaporte.
  • Passagens aéreas mais baratas: o preço das tarifas de companhias aéreas variam de acordo com a data em que você pretende viajar. Ou seja, quanto antes começar a procurar as passagens, mais barato encontrará.
  • Mais organização financeira: quem deseja aproveitar ao máximo um destino, sabe que a organização financeira é muito importante para cobrir alimentação, transporte, atividades e até mesmo possíveis imprevistos. 
  • Pesquisas sobre o destino: se escolher um destino às cegas não está no seu roteiro, ter um tempo para pesquisar informações relevantes sobre o destino é essencial. As possibilidades que o local oferece te agradam? Faz muito frio ou muito calor?
  • Foco nas suas preferências: você quer aproveitar o conforto de uma pousada ou as piscinas e praias do destino? Prefere viajar em época de alta temporada? Ao planejar uma viagem com antecedência, é possível escolher as melhores datas com base nas suas preferências!
  • Roteiro pronto: esperar chegar no destino para decidir onde ir e o que fazer pode nos tomar muito tempo. Por isso, esteja com um roteiro pronto para aproveitar todos os pontos turísticos e atividades do destino!

Com essa quantidade de vantagens, fica muito mais fácil descansar e se divertir nas viagens sem maiores preocupações, não é mesmo? Agora que você já sabe disso, confira com a Fully como planejar uma viagem com antecedência


Leia também: Vantagens de viajar com um guia de turismo

Passo a passo para planejar uma viagem com antecedência

Para quem já está acostumado a explorar o mundo, planejar uma viagem é muito simples. Porém, os viajantes que sempre deixam as coisas para última hora não estão acostumados com essa rotina de organização.

Para ajudar nessa incrível missão, elaboramos um passo a passo com os principais pontos que devemos nos atentar no momento de planejar uma viagem.

Mas calma, antes que pense que estruturar um roteiro pode tirar a sua liberdade de ir e vir, não é nada disso, apenas uma forma de garantir que aproveite ao máximo o destino com as principais informações!

1. Escolha o destino ideal

Pegue a sua lista de lugares que deseja conhecer e faça uma breve pesquisa sobre cada um para entender qual combina com a sua vibe do momento!
Lembre-se de checar o clima, pontos turísticos do lugar, principais eventos e preços da hospedagem, alimentação e entretenimentos – isso vai te ajudar para a próxima etapa. 

2. Destino escolhido? Hora de contar as moedinhas

Agora que o destino já foi escolhido e você já anotou os valores médios que são gastos na região para se hospedar, é hora de contar as economias para se planejar financeiramente!

Não se esqueça de separar um valor extra para emergências, é sempre importante. Fez a conta e vai dar para aproveitar bastante? Vamos para a próxima etapa!

3. Compre as passagens e faça um roteiro


O momento principal chegou: comprar as passagens e garantir sua viagem!

A boa notícia de comprar passagens com antecedência é que você encontra preços muito mais baratos, principalmente se for uma viagem aérea, e pode usar o que sobrar para aproveitar melhor a viagem!

Passagens compradas? Check! Agora é hora de separar as atrações do destino e construir um roteiro para que dê tempo de explorar o lugar inteirinho!

PS: você não precisa seguir o cronograma ao pé da letra, pode usar como um lembrete de coisas para fazer!

4. Planeje a hospedagem

Encontrar um lugar para se hospedar é muito importante. Porém, é necessário pensar estrategicamente para garantir mais vantagens, como café da manhã incluso e pontos turísticos próximos do local, diminuindo o preço de transportes!

E falando em transportes…

5. Atente-se ao meio de transporte

Dependendo do local, pode ser um pouco mais complicado de se locomover. Lembre-se de pesquisar isso também na primeira etapa.

Você pode optar por transporte público, ou algo mais pessoal e com conforto, como um Uber. Porém, não esqueça de adicionar isso no orçamento também.

6. Organize os documentos e papeladas necessárias

Lembre-se de adicionar na mochila todos os documentos pessoais que podem ser solicitados durante o embarque, principalmente em passagens aéreas.

O uso do visto e passaporte também pode ser um grande empecilho para esse momento. Portanto, se organize antes para embarcar tranquilamente.

7. O dia está chegando? Hora de organizar as malas!

Está quase chegando o dia da viagem? Separe tudo que é importante e deixe organizado para não esquecer nada na hora de organizar a mala.

Preparou tudo? Documento e passagens na mão? Partiu viajar!

Agora, se você busca facilidade e viagens a qualquer momento…


… Viaje com a Fully! Planejar uma viagem com antecedência é importante, ainda mais aquelas internacionais, mas nós sabemos que imprevistos podem acontecer, ou até mesmo aquele tédio de mais um final de semana no sofá.

Por isso, estamos sempre preparados para te levar em aventuras como um bate-e-volta ou final de semana completo para um destino incrível, acompanhado por um Guia de Turismo e pacote de viagens com o que você mais precisa incluso!

Acesse o nosso site e confira todos os destinos disponíveis (assim como os vale viagens) e venha conhecer o mundo com a Fully Viagens!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *