Praticamente todas as cidades têm algo que as represente através do mundo todo, não é mesmo?! Buenos Aires não é diferente! O Obelisco é um monumento histórico com muita representatividade para a cidade.

A visita até este local durante sua viagem à capital argentina é basicamente uma obrigatoriedade. Além de todo o clima cultural e memorável que o local proporciona, a foto em frente à escultura é clássica!

É como ir ao Rio e conhecer o Cristo, Paris e a Torre Eiffel, São Paulo e o MASP… Já viu que não dá para perder, né?!

Pensando nisso, a Fully Viagens vai contar um pouquinho mais sobre a história do Obelisco de Buenos Aires. Além disso, vamos mostrar curiosidades que irão despertar ainda mais sua vontade de conhecer o local. Dá uma olhada! 😉

A história do monumento argentino

A construção do Obelisco foi um presente aos 400 anos da fundação de Buenos Aires. Com período de construção surpreendente (de março a maio de 1936), a obra foi estruturada pelo arquiteto Alberto Prebisch.

O local onde foi erguido o monumento é onde a bandeira nacional foi hasteada pela primeira vez em território argentino.

Além disso, seu endereço é o ponto de cruzada das duas principais avenidas da cidade — 9 de Júlio e a Avenida Corrientes. O encontro destas duas avenidas é um polo de riqueza cultural e comercial argentino. Ali temos a “Plaza de la Republica”, uma das principais praças da cidade.

É possível avistar o Obelisco de diversos pontos do centro da cidade, devido à sua altura de incríveis 67,5 metros.

Curiosidades sobre o Obelisco

O Obelisco de Buenos Aires traz história em sua construção, mas também fez a sua própria no decorrer dos anos.

Isso porque durante seus primeiros três anos de existência, a Câmara dos Vereadores local decretou que o monumento deveria ser demolido. No entanto, a decisão foi anulada pelo intendente daquela época — a história agradece!

Na atualidade, o Obelisco traz consigo outras duas características bastante marcantes para a cidade.

A primeira é que ali tornou-se um marco para grandes manifestações políticas e sociais, além de comemorações de torcidas esportivas. Afinal, o futebol na Argentina tem tanto significado quanto para nós aqui no Brasil!

Em segundo lugar, podemos destacar as várias “carinhas” que o Obelisco recebe. Isso porque através dele, a cidade realiza homenagens visíveis a nível mundial, bem como abraça campanhas de conscientização, vestindo o monumento.

A visibilidade é gigante, como no Cristo, RJ, e na Estátua da Liberdade, NY, por exemplo.

Outra curiosidade do Obelisco é que ele possui uma única porta de entrada, de frente para a Avenida Corrientes. Logo atrás, está a escada que leva ao topo, com 206 degraus (divididos entre 7 paradas de descanso).

No topo, há um mirante com quatro janelas para todas as direções da cidade.

Vem conhecer o Obelisco de Buenos Aires e muito mais com a Fully

E aí, gostou de saber um pouquinho mais sobre o Obelisco argentino? Dá uma olhada nesses outros posts e prepare-se para sua viagem à Argentina:

-> La Casa del Dulce de Leche – doces argentinos em um só lugar

-> Aposte na diversão: conheça o Cassino Flutuante de Buenos Aires

-> Um show de sabores e tango: conheça o Madero Tango

Seu pacote para Buenos Aires está aqui e promete ser incrível! Acesse nosso site e confira!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *